Controlar a ansiedade é difícil!


Artigo Vestibulares

Vestibulares: informação e dedicação a seu favor

Controlar a ansiedade é difícil. Afinal, você está chegando ao final do Ensino Médio e todos os colegas já discutem o futuro: a escolha profissional, quais as melhores universidades, formação para o mercado ou para pesquisa, os desafios do mercado de trabalho. No entanto, para chegar lá, é preciso passar pelo tão temido vestibular.

O mal do vestibular tem remédio. Domínio do conhecimento pedido é um deles. Mas persistência e tenacidade também são importantes para atravessar o processo sem “pirar”. Procure se organizar e mantenha-se informado sobre datas e prazos.

O tipo de exame pode variar bastante dependendo da instituição. Geralmente, o exame dos principais vestibulares pode ser dividido em duas partes. A primeira, normalmente dividida em prova objetiva (testes de múltipla escolha) e dissertativa (questões escritas), que busca avaliar se você aprendeu bem os conteúdos do Ensino Médio. A segunda, a prova de redação, que avalia sua capacidade de inter-relacionar informações, analisar temas amplos e capacidade de opinar de forma crítica, principalmente sobre conhecimentos complexos e sobre os quais não existe consenso na sociedade. Esse conjunto de avaliações quer garantir o ingresso dos estudantes mais bem preparados nos cursos.

Segundo a professora Maria Thereza Rocco, responsável pela formulação da prova de redação da Fuvest, “o candidato deve dominar a modalidade de escrita dissertação e ter bom nível de argumentação”. É bom lembrar que fugir completamente ao tema proposto e não atender às características do texto dissertativo anulam sua redação.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que existe desde 1998 para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país, desde 2009 passou também a selecionar candidatos para os cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - e acontecerá em dois dias: 3 e 4 de novembro. No ano passado, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 83 universidades públicas e institutos federais usaram o SISU para chamar os aprovados no primeiro semestre. Outras 48 instituições também aderiram ao SISU no segundo semestre do ano. Foram oferecidas mais de 108 mil vagas!

Um último passo é importante. Pesquise sobre o Enem e sobre o Vestibular das universidades que você escolheu. A internet é uma boa fonte de informação, rápida e sempre útil. Uma busca simples leva você ao portal da universidade desejada. Geralmente, existe um link para a página do vestibular, em que é possível conferir os detalhes do edital, o calendário de provas e o conteúdo exigido no exame. A maioria disponibiliza provas de anos anteriores para você praticar e os grandes cursinhos pré-vestibulares disponibilizam na rede a resolução comentada dessas provas.

Fique por dentro: Agenda dos principais vestibulares

Fuvest
24/08 a 10/09 – período de inscrição
14 a 19/10 – provas de habilidades específicas antecipadas das carreiras de música – S. Paulo e artes visuais
25/11 – 1ª fase
6 a 08/01 – 2ª fase
09 a 11/01 – provas de habilidades específicas
2/02 – divulgação da 1ª chamada

Unicamp
20/8 a 14/9 – inscrições e pagamento da taxa de inscrição
11/11 – 1ª fase
13, 14 e 15/1/2013 – 2ª fase
21 a 24/1/2013 – provas de habilidades específicas
4/2/2013 – divulgação da lista de convocados em 1ª chamada

Unesp
17/09 a 11/10 – período de inscrições
18/11 – 1ª fase
16 e 17/12 – 2ª fase
9 e 15/12 – provas de habilidades
28/01/2013 – resultado final

PUC-SP
28/10 a 22/11 – período de inscrição
2/12 – aplicação do processo seletivo
18/12 – publicação do resultado do vestibular de verão

Marco Antonio Xavier é professor de Literatura e Língua Portuguesa e coordenador pedagógico no Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci – Unidade Granja Viana



Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: